Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O vice-presidente Geraldo Alckmin reafirmou em entrevista em Manaus nesta quarta-feira, 4 de outubro, que o fornecimento de energia para a região está garantido, mesmo com a paralisação da hidrelétrica Santo Antônio. A usina deixou de operar esta semana, em consequência da estiagem prolongada  que afetou o nível do rio Madeira, em Rondônia. A seca também também atingiu os estados do Amazonas e do Acre.

Alckmin destacou o trabalho realizado com antecedência pelo Ministério de Minas e Energia para a estocagem de óleo diesel destinado à geração de energia nos sistemas isolados. E que o governo vai avaliar hoje com o Operador Nacional do Sistema a necessidade de contratação de térmicas.

Ele também reforçou que serão investidos R$ 56 bilhões somente em transmissão. A maior parte dos empreendimentos será instalada nas regiões Norte e Nordeste.

Os contratos de concessão do primeiro – de um total de três leilões previstos – cujos investimento somam de R$16 bilhões, foram assinados na semana passada, em Brasília. O segundo certame será realizado no fim do ano, e o terceiro no início do ano que vem, explicou.

O vice-presidente liderou a comitiva de ministros que esteve nesta quarta no Amazonas, para tratar dos problemas enfrentados nos 58 municípios do estado atingidos pela seca.