Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A seca que atinge a região Norte levou ao desligamento do bipolo em corrente contínua que conecta as usinas do Madeira, UHE Jirau e Santo Antônio ao Sudeste. A primeira usina continua operando e a segunda foi desligada a pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Em nota o ONS confirmou o desligamento diante da impossibilidade de manter as unidades geradoras do setor de 230kV da UHE Santo Antônio em operação, bem como a maioria das unidades geradoras do setor de 500kV. Por essa razão, os sistemas do Complexo do Madeira foram desligados para priorizar o atendimento aos estados do Acre e Rondônia através de uma conexão com a usina de Jirau.

Nessa configuração, diz a nota, “o desligamento dos Bipolos é necessário para manter o adequado grau de confiabilidade ao suprimento das cargas”.

E acrescenta ao lembrar que a bacia do rio Madeira encontra-se em uma condição hidrometeorológica bastante desfavorável. A UHE Santo Antônio foi paralisada devido aos níveis estarem abaixo do nível mínimo necessário. Segundo nota da concessionária no início da semana, a vazão estava 50% abaixo do normal.

“A retomada da operação dos sistemas do Complexo do Madeira é avaliada constantemente e está atrelada a uma reversão do severo quadro hidrológico que tem afetado a região”, finaliza a nota enviada pelo ONS.

Ainda ontem o CMSE decidiu por ligar térmicas na região Norte. Uma comitiva de ministros esteve na região para avaliar os efeitos da estiagem. A avaliação do MME é de que há estoque de diesel nos sistemas isolados por mais 30 dias.