fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Enel Brasil, por meio da Enel Distribuição São Paulo, já instalou mais 500 mil medidores inteligentes (smart meter) na região metropolitana de São Paulo. Até o momento, a companhia já investiu aproximadamente R$ 470 milhões na iniciativa, dos quais cerca de R$ 145 milhões provenientes do programa de pesquisa e desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica.
A iniciativa de aplicar a tecnologia de medição inteligente na Enel São Paulo começou no início de 2021, com a instalação de 300 mil medidores nos bairros de Perus, Pirituba, Freguesia do Ó e Brasilândia. Segundo country manager da Enel no Brasil, Nicola Cotugno, já são mais de 500 mil clientes atendidos e que podem acompanhar diariamente seu consumo de energia e têm acesso a um atendimento mais rápido.
De acordo om o diretor de operação da Enel SP, Vincenzo Ruotolo, a Enel SP tem realizado cerca de 2.500 instalações por dia, com mais 140 eletricistas em campo. “São 3,14 milhões de faturas remotas e mais de 207 mil acessos ao app”, destacou o executivo. Ele ainda afirmou que esse movimento faz com os clientes possam ser mais conscientes do consumo e mais sustentáveis.
Durante o evento realizado pela Enel para comemorar esse feito, o diretor da Aneel, Sandoval Feitosa, afirmou que a produção desses medidores inteligentes eleva a medição de energia para outro patamar. “Estamos colocando inteligência na prestação de serviços elétricos e trazendo comodidade para os consumidores e com isso transformar a vida deles com o uso da inteligência elétrica”, disse.
O executivo ainda declarou que o projeto vai além da simples implantação e envolve toda uma cadeia. “Uma tecnologia que está sendo produzida em nosso país e gerando empregos qualificados, itens que temos que celebrar e comemorar. Os custos de medidores continuarão a cair e as motivações para a sua implantação estão cada vez mais fortes, ou seja, mais motivos que nos movem, para que nós continuemos a avançar.”, pontou.
Medidores fabricados no Brasil
Os medidores contam com tecnologia desenvolvida pela Enel, certificação do Inmetro e fabricação nacional. O projeto de fabricação local dos medidores inteligentes é desenvolvido pela Gridspertise. Atualmente, a fabricação e instalação dos equipamentos para atender ao projeto da Enel São Paulo estão gerando cerca de 750 empregos diretos. A companhia conta com três fábricas instaladas em Manaus, onde a capacidade produtiva alcança 1,4 milhão de medidores ao ano.
Projeto com o Senai
Em parceria com o Senai, a Enel SP criou um curso gratuito para formar novos eletricistas e atender as novas necessidades do mercado brasileiro. As turmas são formadas por moradores da grande São Paulo e ao todo, já foram formados 340 profissionais.