Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O Grupo Safira construiu e disponibilizou o ePlus, seu programa de inovação aberta, que articula relações, acordos, cooperações e parcerias entre organizações do ecossistema de inovação e empreendedorismo, especialmente com startups e comunidades de startups, bem como, empresas consolidadas que tenham sinergia com o setor de energia, instituições científicas e de inovação tecnológica (ICT), núcleos de inovação tecnológica (NIT) e instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas. E ainda, órgãos de fomento públicos nacionais e estaduais, capital de risco privado, de investimento-anjo até o private equity, além do próprio Corporate Venture Capital (CVC).

A empresa informou que o ePlus é um programa de inovação aberta completo, que inclui possibilidades de cocriação com todos os grandes atores dos ecossistemas regionais de inovação e empreendedorismo. A Safira busca uma interseção entre dois conjuntos: o ecossistema da inovação e o de energia.

Iniciado em 2022, o ePlus conecta os recursos obtidos junto aos ecossistemas de inovação regionais e valida novas propostas de valor e modelos de negócio junto ao mercado, utilizando métodos, técnicas e ferramentas em Inovação Aberta, como o Corporate Venture Building (CVB) e Corporate Venture Capital (CVC), especialmente. Os desafios estratégicos do negócio estão ligados a Eletromobilidade, Armazenamento Inteligente de Energia, Hidrogênio Verde, Backup de Energia ESG, Mercado de Carbono, Energia Maremotriz e Dados.