fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
O programa Mais Energia, realizado pela Cemig, concluiu as obras de mais uma subestação, desta vez no Norte de Minas, a SE Francisco Sá 3. A distribuidora informou que a instalação vai elevar a flexibilidade operativa do sistema elétrico regional, permitindo a transferência ágil de cargas entre as subestações adjacentes por meio das linhas de distribuição. Trata-se de um tipo de subestação que agiliza o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica aos clientes, em caso de falta de energia, diminuindo o tempo e a quantidade de clientes interrompidos.
Faz parte ainda dos investimentos da Cemig em infraestrutura energética na região a nova Subestação Compacta Integrada (SECI) de Grão Mogol. A SE tem uma capacidade de transformação de 15MVA, energia suficiente para garantir a qualidade de fornecimento de energia elétrica para cerca de 30 mil unidades consumidoras. O investimento vai beneficiar diretamente as cidades de Botumirim, Cristália, Francisco Sá, Grão Mogol e Itacambira.
O investimento, que está na ordem de R$ 46 milhões, contempla também a obra de interligação das subestações com a construção de uma nova linha de distribuição de alta tensão com 74 km de extensão utilizando estruturas metálicas. Dessa forma, a empresa vai desmontar a linha de distribuição de madeira que liga a subestação de Montes Claros à subestação da Usina Hidrelétrica de Santa Marta. A conclusão dessa obra visa diminuir os impactos causados por eventuais queimadas na região, aumentando a confiabilidade do fornecimento de energia elétrica aos clientes.