Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Abraceel lançou uma nova edição da Cartilha do Mercado Livre de Energia com foco no consumidor. O documento se propõe a explicar de forma didática o funcionamento do ambiente de contratação livre e a busca por preços mais baixos e serviços mais aderentes às próprias necessidades. O ACL conta atualmente com mais de 35 mil unidades consumidoras e se prepara para recepcionar uma nova onda de migrações, caracterizada por consumidores de energia em alta tensão de variados segmentos produtivos de porte menor, beneficiados pelos comandos da Portaria 50/2022 do MME.

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) estima que 24 mil clientes deverão migrar para o novo ambiente em 2024 e a Aneel informa que cerca de 8 mil já formalizaram seus pedidos de migração juntos às distribuidoras, o que estabelece patamar recorde na busca pela energia no mercado livre. Segundo as regras, aqueles com demanda menor que 500 kW, o equivalente a contas de energia superiores a R$ 10 mil, devem migrar por meio de um comercializador varejista.

Além do foco nas dúvidas do consumidor e da linguagem de fácil compreensão, a nova cartilha apresenta informações no formato de perguntas e respostas, sem o uso de jargões técnicos, sendo facilmente compartilhável. São cerca de 20 respostas, como quais são os principais produtos e serviços oferecidos e o que o consumidor precisa fazer quando tiver o desejo de migração.