fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A UHE Jirau (RO, 3.750 MW) recebeu o mais alto nível de certificação, de acordo com a Norma de Sustentabilidade Hidrelétrica do mundo, concedido pelo Conselho de Sustentabilidade Hidroelétrica. Jirau é a primeira usina do Brasil a receber esta certificação criada em 2021, após avaliação independente conduzida por uma equipe de avaliadores credenciados que estiveram na central.
A concessionária Jirau Energia explica que desde o projeto inicial a usina passou por uma avaliação com base na ferramenta do Protocolo de Avaliação de Sustentabilidade Hidroelétrica (HSAP), também pertencente ao Conselho de Sustentabilidade Hidroelétrica. A construção se baseou no modelo de engenharia otimizada, que, além de usar critérios técnicos, também levava em consideração os cuidados com o meio ambiente.
Depois do processo de certificação e da visita feita à usina, foi aberto um período de consulta pública de 60 dias, que permitiu que as partes interessadas analisassem e comentassem as conclusões da avaliação. O desempenho do projeto apresentou pontuações superiores a 60% em todos os requisitos avançados para cada um dos 12 tópicos Ambientais, Sociais e de Governança (ESG) descritos na Norma de Sustentabilidade Hidroelétrica.