fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Green Energy Park e o estado do Piauí anunciaram na última quarta-feira, 11 de outubro, a assinatura de uma Carta de Intenções para a realização de estudos para a construção de um parque de hidrogênio verde em Parnaíba com investimento de mais de R$ 50 bilhões e produção inicial de 5 GW. O acordo prevê a produção e exportação de um milhão de toneladas de amônia provenientes de fontes de energia renováveis.
A Green Energy Park traz o conceito de parques de hidrogênio para o abastecimento do mercado internacional. O objetivo da empresa é fornecer H2V a baixo custo para todos os continentes, começando pela Europa. Também foi acertada parceria com a Puklavec Family Wines para descarbonizar a produção e distribuição de vinho usando hidrogênio renovável. O GEP Piauí será um dos fornecedores do energético.
Os destinos de exportação de amônia renovável do Piauí incluirão a Europa, com foco no fornecimento do Green Energy Park Krk, uma instalação intermediária de amônia construída especificamente no Mar Adriático Norte, na Croácia. O Green Energy Park Krk tem uma capacidade total de importação, armazenamento e distribuição de 10 milhões de toneladas de amônia por ano.
A Green Energy Park escolheu o Piauí como a primeira de um mínimo de oito instalações upstream de gigawatts para abastecer sua rede de distribuição global com foco inicial nos mercados finais europeus. O Piauí oferece liderança em custos para produção e exportação de amônia renovável do Brasil para a Europa e outras partes do mundo.
A planta piauiense se juntará à rede Green Energy Park e fornecerá às suas instalações intermediárias e parceiros da rede amônia renovável do Brasil, com custo competitivo. EA GEP Piauí compartilhará experiências operacionais e melhores práticas de trabalho com as partes interessadas, incluindo fornecedores de tecnologia, empreiteiros de EPC, prestadores de serviços profissionais, investidores e consumidores de energia renovável.
As partes realizarão um estudo de viabilidade para exportação de energia renovável por meio de amônia do Piauí, Brasil, para vários locais ao redor do mundo, visando a produção e exportação de cerca de 5 milhões de toneladas de amônia renovável por ano.
De acordo com a diretora de Mercados Europeus da Investe Piauí, Nathália Ervedosa, a assinatura do memorando representa um passo em direção ao cumprimento da ambição do estado de ser líder internacional no fornecimento de H2V. Segundo ela, O compromisso é dar total apoio para produção de H2V e amônia verde, Para Bart Biebuyck, CEO do Green Energy Park, o mundo precisa de muito mais iniciativas privadas como o Green Energy Park para acelerar a transição energética e ter um impacto real no caminho de descarbonização da economia.