Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Usinas Brasil Solar (BRS) iniciou as obras de duas novas usinas solares na região sudeste e expandiu sua presença para a região nordeste. Localizado no município de Quixeré, distante 210 km de Fortaleza, o projeto conta com investimento inicial de R$ 30 milhões e a UFV Guaraci tem potência projetada de 5 MWac/6,62 MWp, onde produzirá energia estimada em 13.591 MWh/ano. A previsão de conclusão das obras da nova usina é para março de 2024.

Com mais de uma década de experiência no mercado de energia fotovoltaica de GD, a BRS iniciou no mês de setembro as obras de dois novos projetos em São Paulo e Minas Gerais que somam investimentos de R$ 33 milhões. São as usinas de Jacarandá-Bebedouro e de Rio Novo, que tem a CPFL Paulista e a Energisa como distribuidoras de energia nas respectivas regiões.

A usina Jacarandá-Bebedouro, localizada no município de Bebedouro, em São Paulo, é voltada para a sustentabilidade desde o seu nascimento, pois está situada em uma área já antropizada pela produção agrícola e não causará praticamente nenhum impacto ambiental na vegetação nativa. O projeto prevê a potência de até 3.000 kWac /3.875 kW (suficiente para atender na média quase 3 mil residências), com uma geração média mensal de 630.000 kWh/mês (7,5 milhões kWh/ano). De acordo com o cálculo de compensação ambiental da Ludfor, a usina evitará a emissão de cerca de 1.000 toneladas de CO2 ao ano, equivalente a 95 mil mudas de árvores conservadas por 25 anos. Já a usina Rio Novo está localizada no município de Rio Novo, em Minas Gerais e prevê a potência de até 2,5 MWac/ 3,168 MWp, com uma geração projetada de 5.700 MWh/ano.