fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A F2B, empresa brasileira especializada em projetos de geração fotovoltaica em espelhos d’água, colocou em operação a primeira usina solar flutuante da América Latina instalada em uma cava já exaurida de mineração. Com orçamento de R$ 5 milhões, o projeto está na unidade de mineração do Grupo AB Areias, no município de Roseira, no interior do estado de São Paulo.
A usina, que entrou em operação nos primeiros dias do mês de outubro desse ano de 2023, tem capacidade de geração de 1 MW e vai atender a demanda total de energia elétrica da unidade da mineradora em operação naquele município, com redução de custos com eletricidade e ampliação dos programas de sustentabilidades da companhia.
De acordo com a empresa, a usina abrange uma área de 8 mil metros quadrados, com 1.852 painéis solares instalados em cima de flutuadores. A cava da mineradora que terá o empreendimento possui uma área total de 200 mil metros quadrados. A companhia destacou que a tecnologia utilizada no projeto permite uma instalação rápida, manutenção segura e suporta peso de até 350 quilos por metro quadrado, além de ter a opção de colocar na ilha flutuante os inversores e o transformador, com menor custo de cabos e maior produção de energia. Os produtos da usina solar flutuante da F2B, que são fabricados no Brasil, utilizam resina de alta densidade com tratamento ultravioleta (UV) e alumínio de alta qualidade para ter uma vida útil ao redor de 30 anos.