Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Livoltek, fabricante de inversores fotovoltaicos on-grid, off-grid e híbridos, pertencente ao Grupo Hexing Brasil, lançou sua linha de dispositivos de proteção contra surtos elétricos para sistemas fotovoltaicos. Trata-se do novo modelo de String Box composto pelo chamado DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos Elétricos) e Disjuntores próprios para aplicação em corrente continua.

A fabricante informou que a String Box (ou Caixa de Junção) é um componente de proteção de corrente contínua. O equipamento conecta os cabos vindos dos módulos fotovoltaicos ao inversor, e enquanto fornece proteção contra sobretensão e sobrecorrente gerados por descargas atmosféricas, também permite o seccionamento e proteção contra curto circuitos. Entre as vantagens da nova tecnologia de String Box da Livoltek, estão: proteção contra surtos robusta, utilização de disjuntores, inspeção e manutenção mais práticas, agilidade de reposição de peças e redução de gastos por indisponibilidade do inversor, além de auxiliar o rápido payback do investimento do gerador fotovoltaico.

O DPS é o equipamento capaz de evitar uma sobrecarga na rede elétrica, preservando a vida útil dos dispositivos eletrônicos. Assim, o sistema atua para inibir a eventual queima dos equipamentos que compõe o sistema fotovoltaico. Já o Disjuntor proporciona a interrupção e seccionamento do sistema em casos de manutenções, além de garantir a proteção contra corrente reversa e curtos circuitos.