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A Copel comunicou seu desempenho do mercado de energia no terceiro trimestre de 2023. O mercado fio da Copel Distribuição, composto pelo mercado cativo, pelo suprimento a concessionárias e permissionárias dentro do Estado do Paraná e pela totalidade dos consumidores livres existentes na sua área de concessão, teve um aumento de 3,4% no consumo de energia elétrica no 3T23 em relação ao mesmo período do ano anterior e 2,1% no acumulado do ano. O mercado fio faturado, que considera a energia compensada de Mini e Micro Geração Distribuída (MMGD), aumentou 1,0% no trimestre e reduziu 0,1% no acumulado do ano.

O volume de energia compensada, que é o excedente de geração de MMGD compensado no faturamento, cresceu 83,7% no trimestre, com destaque para o crescimento nas classes Rural (101,7%), Residencial (75,4%), Comercial (63,3%) e Industrial (127,8%). O número de consumidores com adesão à MMGD atingiu 293 mil em setembro de 2023, montante 59,5% superior a setembro de 2022.

A classe residencial teve um aumento de 8,8%, devido ao aumento do consumo médio no período em razão, principalmente, do aumento da temperatura média nos meses de agosto e setembro de 2023 e do incremento de 2,0% na quantidade de consumidores. A comercial contou com aumento de 5,7%, em função, principalmente, do crescimento do consumo do Comércio Varejista em 6,6%.

A classe rural teve aumento de 3,4%, em virtude, principalmente, do crescimento de 2,2% do consumo com Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados. E por fim, a classe industrial apontou queda de 0,5%, devido a redução do consumo de Fabricação de Produtos Químicos em 22,0%, Produtos de Madeira em 7,9%, Veículos em 6,7% e Materiais não Metálicos em 6,9%, parcialmente compensada pelo aumento no consumo de Fabricação de Produtos Alimentícios em 7,9% e Celulose e Papel em 17,3%.

No âmbito da geração, o total de energia elétrica vendida dos parques eólicos foi de 1.206 GWh, um aumento de 42,0%, influenciado pela entrada em operação comercial de Jandaíra e pela aquisição dos Complexos Eólicos Aventura e SRMN, que passaram a compor o portfólio da Companhia em 30 de janeiro de 2023. Na Comercialização, o terceiro trimestre de 2023 registrou 5.526 GWh de energia elétrica vendida, uma redução de 14,3%, devido à redução de contratos bilaterais.