fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A parceria da TotalEnergies com a ONG brasileira Revolusolar, firmada em 2022 para promover o desenvolvimento sustentável de comunidades vulneráveis através de sistemas de microgeração fotovoltaica, ganhou mais uma etapa em 2023. A nova fase, lançada na OTC Brasil esta semana, inclui investimentos na expansão dos sistemas de energia solar fotovoltaica em comunidades vulneráveis e o apoio ao modelo de gestão da ONG para garantir a expansão sustentável de suas atividades e operações no Brasil.
Para a segunda fase do projeto, estão previstas a ampliação da microgeração de energia fotovoltaica instalada em uma comunidade vulnerável do Rio de Janeiro, com capacidade de geração de energia de 12 kWp; e a instalação de uma nova usina solar de 7 kWp em uma instituição que atende cerca de 400 pessoas em situação de vulnerabilidade, também no Rio de Janeiro.
A Revolusolar quer reduzir a pobreza energética e promover o desenvolvimento sustentável por meio do acesso à energia solar em comunidades de baixa renda no Rio de Janeiro. As ações desenvolvidas pela organização incluem a instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica, a capacitação técnica para os moradores das comunidades atendidas para a manutenção dos sistemas de painéis solares, além da realização de ações de educação ambiental para engajar crianças e jovens sobre a transição energética.
Desde 2015, quando foi fundada, a Revolusolar gerou mais de 200 MWh de energia nas comunidades Chapéu Mangueira e Babilônia, impactou na economia de mais de R$ 200 mil em despesas da população local com energia, evitou a emissão de 16 toneladas de CO2, além de capacitar 70 moradores para atuarem como eletricistas e instaladores solares.
Para a TotalEnergies, a parceria está alinhada com a pauta ESG da companhia e o seu compromisso com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. De acordo com Charles Fernandes, Country Chair e Diretor Geral da TotalEnergies EP Brasil, a parceria com a Revolusolar tem total sinergia com esta ambição, promovendo o desenvolvimento sustentável em comunidades de baixa renda por meio da energia solar.
Eduardo Avila, Diretor Executivo da Revolusolar, quer criar um novo modelo energético acessível e sustentável, com impactos ambientais, sociais e econômicos positivos, utilizando a energia solar como ferramenta de transformação social . Para ele, a sinergia com a TotalEnergies e o know-how que a companha vem agregando ao projeto são os pontos chaves para assegurar as entregas e resultados.