Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou a abertura da segunda Chamada Pública para recebimento de propostas de Sandboxes Tarifários das distribuidoras, dentro do projeto de Pesquisa e Desenvolvimento que trata do tema. Qualquer empresa poderá apresentar proposta por meio do sistema eletrônico da Aneel no prazo de 120 dias, e a agência terá até 220 dias para avaliar e autorizar o início de execução dos projetos.

A primeira chamada foi lançada no ano passado. Em abril desse ano, a Aneel aprovou seis das 14 propostas apresentadas, que já tinham sido previamente avaliadas pelo Comitê Gestor do Projeto de P&D “Governança de Sandboxes Tarifários”.

Os temas tratados nos projetos piloto já em andamento são: Tarifa Binômia Aplicada a Consumidores de Baixa Tensão, da CPFL; Sandbox para Consumidores Residenciais, da Enel; Piloto sobre Resposta de Demanda na Baixa Tensão, da EDP; Aplicação Conjunta de Tarifas Binômias na Tusd e Time of Use (TOU) na TE para Baixa Tensão, da Neoenergia; Tarifa Horo-Sazonal-Locacional, da Equatorial; e Tarifa Horária – Time of Use (TOU), Dinâmica e Pré-Pagamento, da Energisa.

O programa de P&D prevê três chamadas públicas para experimentações tarifárias, ao longo dos cinco anos de vigência do projeto de governança.