Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Enel X Brasil e a Prefeitura de Caxias do Sul assinaram uma parceria público-privada (PPP) para a gestão do parque de iluminação pública (IP) do município. A Enel X integra, em conjunto com a empresa Selt Engenharia, o consórcio Luz de Caxias do Sul, que será responsável por administrar, modernizar e expandir o sistema de iluminação pública da cidade.

O projeto de modernização do sistema de iluminação pública de Caxias do Sul prevê que mais de 50 mil pontos de iluminação pública serão trocados por tecnologia LED, mais eficiente e econômica que as lâmpadas comuns. A PPP prevê ainda a expansão do número de pontos de iluminação no município ao longo do contrato. A expectativa é de que cerca de 32% do total de luminárias seja equipado com tecnologia de gestão remota via Telecontrole, tornando ainda mais eficiente o monitoramento e a manutenção do parque de iluminação pública em pontos estratégicos.

Além disso, o consórcio Luz de Caxias do Sul também implantará um centro de controle para monitoramento 24 horas por dia, com atendimento por telefone e canais digitais. A meta é que as ações de modernização resultem em redução de consumo de energia do parque de IP em cerca de 54% na comparação com os padrões atuais. Também está prevista a instalação de iluminação de destaque nos principais pontos turísticos e monumentos históricos do município, além de praças e avenidas.

Com este projeto a Enel X totaliza nove concessões de PPPs vencidas nos últimos 3 anos. A empresa já administra os parques de iluminação dos municípios de Itanhaém, em São Paulo, Jaboatão dos Guararapes e Caruaru, ambos em Pernambuco, Cataguases, em Minas Gerais, e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Em julho deste ano, a Enel X também venceu o leilão de PPP para administrar o parque de IP do município de Alagoinhas, na Bahia, e em agosto Ponta Grossa/PR. Com a inclusão de Caxias do Sul no portfólio, a companhia alcança a marca de mais de 320 mil pontos de iluminação pública gerenciados no país.