Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A transmissora indiana Sterlite Power anunciou nesta sexta-feira, 3 de novembro, que vai desmembrar a sua área de transmissão na Índia e no Brasil. A SPTL cindida continuará a deter o negócio de Produtos Globais e Serviços EPC Especializados, assim como o negócio de cabos e fios condutores. Já o negócio de Infraestrutura de Transmissão de Energia abrange os ativos na Índia e no Brasil, que serão transferidos para a Sterlite Grid 5 Limited. De acordo com o comunicado, a mudança tem o objetivo de criar verticais de negócios “puro” apurados pela sua base de clientes finais, classe de investidores e retornos.

A Sterlite desenvolve infraestrutura e soluções de transmissão, com uma carteira de 32 projetos concluídos, vendidos e em construção, que abrangem mais de 15 mil quilômetros de circuitos de LTs na Índia e no Brasil. A companhia também atua no mercado de condutores de energia de alto desempenho, cabos de tensão extra-alta e fios terra ópticos. Por aqui, ela tem se destacado desde 2017  nos certames, arrematando os projetos Vineyards e Marituba.

A expectativa é que a rede de transmissão duplique nos próximos 8 anos para responder às adições de energia renovável. A estimativa é que a procura de produtos energéticos permaneça forte no médio prazo, apoiada por uma procura saudável, num contexto de investimentos globais agressivos destinados à adição de capacidade de energias renováveis, à expansão da distribuição e às estruturas tarifárias favoráveis nos EUA.

Segundo Pratik Agrawal, Diretor Geral da Sterlite Power Transmission Limited, a separação permitirá que ambas as entidades criem estruturas de capital independentes, liberem valor e atraiam investidores adequados para os perfis de crescimento distintos de cada entidade. Para o executivo, o movimento trará um valor substancial para os acionistas e auxiliará na criação de duas entidades empresariais de classe mundial.

Tanto a SPTL como o SGL5 terão Conselhos independentes e times de gestão executiva exclusivos. Com o esquema aprovado pelo Conselho, os acionistas existentes da Sterlite Power receberão uma ação adicional da SGL5 para cada ação da SPTL que detiverem. A empresa apresentou o esquema de cisão ao Tribunal Nacional de Direito Societário de Mumbai para aprovação. O processo de aprovação deve ser finalizado em seis a oito meses, por ainda depender da obtenção de uma série de aprovações, incluindo de acionistas, credores e autoridades reguladoras.