Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O programa de gestão de resíduos sólidos da Itaipu Binacional recebeu o Selo Sesi ODS 2023, que tem como objetivo reconhecer e divulgar práticas inovadoras para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

Na categoria ambiental, 46 empresas e indústrias do Paraná inscreveram práticas que impactam diretamente ao meio ambiente, com a redução da emissão de gases, da poluição do ar e da água, conservação de florestas e vegetações, eficiência da gestão hídrica e energética, gestão de resíduos e uso de recursos naturais, além de projetos como inovações de design sustentável.

O programa de gestão de resíduos sólidos da Itaipu conquistou o selo por desenvolver práticas ligadas aos ODS 1 (acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares), 6 (garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos), 8 (promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos) e 12 (assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis).

O programa, criado em 2003, tem como principal objetivo promover a cidadania dos catadores de materiais recicláveis, por meio da inclusão social e produtiva. Atualmente, com a evolução e aprimoramento do projeto, e a partir de sua perspectiva sobre a segurança hídrica e o desenvolvimento regional sustentável, a Itaipu desenvolve ações na gestão integrada de resíduos sólidos por meio de parcerias com os 55 municípios da sua área de atuação, apoiando as associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

A atuação da empresa foca no manejo e destinação adequada dos resíduos sólidos, bem como no consumo e produção responsável, reduzindo substancialmente a geração de resíduos e promovendo melhor qualidade e quantidade de água. Assim, cria condições para a sustentabilidade socioeconômica e o avanço na cadeia produtiva da reciclagem, além de contribuir para o aumento da renda de populações vulneráveis.

A partir de 2023, o objetivo é expandir o programa por todo o Estado do Paraná e 35 municípios do Mato Grosso do Sul, por meio do programa Itaipu mais que energia.