fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Cemig está instalando, na sua rede aérea de distribuição, um cabo de alumínio que tem o isolamento feito de material contendo plástico de origem vegetal. A iniciativa, segundo a companhia, reforça seu compromisso com a constante modernização do segmento de energia e com as práticas ESG.
O “cabo Green”, como é chamado, tem na base de composição do seu sistema de isolamento 20% de polietileno de origem vegetal, advindo da cana-de-açúcar, diferentemente dos cabos de alumínio tradicionais e já estabelecidos no mercado, que têm o isolamento feito 100% com o polietileno vindo do petróleo, de origem fóssil. Ao utilizar o cabo sustentável, a Cemig contribui para a diminuição de emissão de CO2 na atmosfera.
De acordo com a Prysmian, fabricante do material, o efeito combinado total – CO2 capturado com a utilização de polietileno de origem vegetal e CO2 evitado devido a não utilização de polietileno de origem fóssil – é de quase 1,8 tonelada de CO2 para cada 10 km de cabo.
A empresa destacou ainda que a Cemig será a primeira distribuidora de energia elétrica no país a fazer uso, em sua rede aérea, de um cabo de alumínio sustentável.