Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

Renda média mensal de R$ 7 mil e uma representatividade de 90% do gênero masculino. Esses são alguns dos destaques apontados por um pesquisa sobre a atuação de integradores de projetos fotovoltaicos no Brasil, realizada pela energytech 77Sol, que esmiuçou o perfil dos mais de 13 mil profissionais cadastrados em sua plataforma. O levantamento mostra que 55,6% possuem ensino superior completo e que 35% ingressaram na área há pelo menos três anos. Enquanto isso, 20% dos profissionais iniciaram a carreira entre três e cinco anos, com esse percentual atuando também entre um e dois anos.

Já sobre a faixa etária, a predominância apareceu entre os profissionais de 30 a 40 anos, com 44,4% dos cadastros. Entre 40 e 50 anos, além daqueles que possuem de 50 a 60 anos, aparecem na sequência com 22,2% cada. Em relação ao estado de atuação, São Paulo lidera a lista, com 13,97%, seguido por Mato Grosso do Sul (11,09%), Paraná (9,88%), Pará (8,18%), Rio de Janeiro (8,18%) e Goiás (6,13%).

De acordo com o CEO e fundador da 77Sol, Luca Milani, o estudo mapeou ainda que os integradores que ingressam no mercado têm bastante conhecimento sobre o potencial da energia solar por conta de sua formação no ensino superior. No entanto existem também pessoas na faixa de 40 a 60 anos que encontraram no segmento uma oportunidade de complementar a sua renda. “Neste cenário, o estado de São Paulo sai à frente muito por conta da facilidade do acesso a informações a respeito do setor”, avalia.

O empreendedor ainda revela que atualmente os profissionais estão buscando entregar os melhores serviços e soluções a seus clientes. A pesquisa observou que 35% utilizam o ecossistema da 77Sol por conta dos melhores preços de mercado. Outros 30% justificam o uso pela possibilidade de profissionalizar o seu trabalho. Já 20% apontaram a otimização do tempo de serviço, enquanto 15% relataram a possibilidade de ganhar escala como o grande diferencial. Sobre a média mensal de projetos fechados via a plataforma, a taxa varia de 1,8 a 2,7 para cada integrador.