Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou que a Amazonas Energia prorrogue a contratação de um backup por até 180 dias para o abastecimento da cidade de Manicoré (AM), suprida inicialmente pela Powertech através da UTE Manicoré I. De acordo com a agência, não foram reconhecidas a totalidade das condições de atendimento a cidade, por conta da situação financeira da Powertech, que enfrenta recuperação judicial. O contrato pode ser rescindido a qualquer momento em caso de mudança no cenário. A Aneel também fiscalizar as usinas.

Ao analisar a situação atual, a Aneel constatou que a cidade está sendo atendida adequadamente pela Powertech e que inclusive havia autonomia de combustível para 22 dias. Mas uma decisão judicial impactou no pagamento aos credores da recuperação judicial, o que no entender da agência torna a situação da geradora complexa e sensível. Optando pelo caminho da prudência, a agência optou pelo aval à contratação.

A Powertech foi autorizada em 2017 a atuar como produtora independente de energia para implantar a UTE Manicoré Powertech, de 12,6 MW. Em 2019 a usina entrou em operação, mas em maio de 2021 a empresa entrou em dificuldades financeiras. Por conta dos riscos para continuidade da operação, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, deliberou para que um backup fosse contratado por 180 dias. A contratação foi feita pela Amazonas Energia. Ao fim desse prazo, o Ministério de Minas de Energia mais uma vez determinou a necessidade da contratação, podendo ser prorrogada por 36 meses. A contratação mais uma vez foi feita, através da UTE Manicoré II.