Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A SolarVolt lançou uma nova empreitada para usinas de minigeração e utilizando análise preditiva baseada em engenharia de dados para atender às necessidades dos sistemas. A spin-off  Solve O&M possui clientes atendidos em contratos anuais e têm a expectativa de aumentar sua receita em 20 vezes, atingindo R$ 10 milhões em 2024.

Com mais de 10 anos de experiência no setor de energia solar e um histórico de mais de 2.500 projetos entregues, além de 200 MW em construção, a SolarVolt afirma que percebeu que os planos de operação e manutenção de usinas vão além das tarefas tradicionais, como limpeza de painéis e manutenção de terreno. A empresa visa atender à demanda de investidores de ativos e, em conjunto com seu negócio de EPC (engenharia, aquisição e construção), focada em oferecer soluções para maximizar a produtividade e disponibilidade de UFVs.

O sócio e diretor comercial da SolarVolt e Solve O&M, Gabriel Guimarães, destaca que a companhia irá aproveitar sua expertise na criação de projetos e na supervisão da instalação, e que a ideia é usar engenharia de dados para medições com instrumentos avançados, estabelecendo parcerias com grandes players do setor. Além dos serviços de O&M padrão, também serão oferecidas soluções personalizadas de acordo com as necessidades dos clientes, apoiadas por um software de Inteligência Artificial que gera alertas em tempo real.

Além da limpeza dos painéis, a variedade de serviços contempla a manutenção de terrenos, inspeção visual de módulos e conexões, verificação de componentes e muito mais. Também será possível gerar relatórios mensais para os clientes com base nos dados coletados, visando profissionalizar ainda mais a operação das usinas e otimizar os investimentos em energia solar pós janela regulatória.

Recentemente a SolarVolt também diversificou seus negócios com o lançamento da Voolta, uma unidade voltada para infraestrutura de carregamento de veículos elétricos, ingressando no mercado livre de energia e ampliando ainda mais suas operações.