Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

Quase 90% de todas as recontabilizações solicitadas para a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica nesse ano se classificaram para o processo Express, que reduz o tempo entre a abertura do pedido e a aplicação dos efeitos financeiros no Mercado de Curto Prazo para os agentes. Das 217 requisições registradas entre janeiro e setembro deste ano, 191 se enquadraram na modalidade.

Para a CCEE, o resultado comprova o sucesso de uma resposta mais ágil aos associados, garantindo uma operação mais eficiente para todos os envolvidos. Enquanto o procedimento tradicional poderia levar até seis meses, do seu início até a aplicação do recálculo, o rito facilitado antecipa provisoriamente os resultados para o MCP do mês seguinte à aprovação do processo pela Superintendência da entidade.

Ao todo, desde a sua criação em julho de 2021, a modalidade Express foi utilizada 394 vezes. Em junho desse ano, um feito inédito: todos os pedidos realizados no mês passaram pelo processo simplificado. O marco se repetiu em setembro. Agora, no final de outubro, a CCEE lançou mais uma ferramenta que busca dar maior transparência, além de um relatório em que é possível acompanhar todos os efeitos financeiros das recontabilizações de forma consolidada em um único painel, reduzindo o trabalho operacional dos usuários.

O organograma compreende o Conselho de Administração delegando atribuições para a Superintendência, que pode aprovar as solicitações que atendam critérios pré-definidos, garantindo a segurança e rapidez do processo. Para que o pedido seja aprovado, precisa atender a alguns critérios, como estar relacionado ao ajuste de dados de medição ou alteração em contratos do ACL, não gerando impactos diretos em apurações do ambiente regulado e não interferindo na operacionalização de decisões judiciais em andamento.