Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A população de Joinville passa a contar com uma nova subestação da Celesc. A unidade vai beneficiar diretamente 20 mil unidades consumidoras dos bairros Boa Vista, Centro, Guanabara, Bucarein e Comasa, e indiretamente a mais de 85 mil, principalmente dos bairros Iririu, Jardim Iririu, Espinheiros, Floresta, Anita Garibaldi, Paranguamirim, Jarivatuba, Ademar Garcia e Ulysses Guimarães. O empreendimento representa R$ 51,2 milhões em investimentos e já está preparado para futuramente ampliar sua capacidade.

A nova subestação está conectada ao Sistema Elétrico de Potência da Celesc Distribuição através da construção de uma Linha de Distribuição 138kV a partir da SE Joinville Paranaguamirim e de um seccionamento da Linha de Distribuição Joinville Três – Tupy, para integração ao sistema de 69kV. Ela vai proporcionar mais segurança energética, garantindo ainda mais eficiência e estabilidade ao fornecimento de energia.

De acordo com a companhia, a nova SE possui um transformador 138/69kV de 66,6MVA e um transformador 138/13,8kV de 26,67MVA (totalizando 93MVA de potência instalada) e irá aliviar a carga demandada do sistema de 69kV da região, que já não comportava mais a demanda de energia da SE Joinville (Rede Básica). Ela também evitará o esgotamento da SE Joinville III, eliminando o risco de sobrecarga no sistema de 69kV da região de Joinville, ao mesmo tempo em que permitirá a expansão do sistema na região.