fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Pesquisa desenvolvida pela Serasa e a Flexpag sobre o perfil de endividamento do brasileiro em 2023 mostra que 13% das pessoas endividadas no Brasil não conseguem pagar contas básicas como luz, água ou gás. Oito em cada dez reduziram o consumo desses serviços, que aparecem entre os três maiores gastos por mais um ano, com 24% do orçamento doméstico, atrás apenas de supermercado (34% nos últimos anos e 33% nos últimos 12 meses) e cartão de crédito (com 26% e 29%, respectivamente).
No levantamento online realizado em outubro, em parceria com o instituto de pesquisa Opinion Box, foram ouvidas 11.541 pessoas a partir de 18 anos, que constam na base de inadimplentes da Serasa em todo o Brasil. Para 53% dos entrevistados, os gastos com as contas básicas consomem a maior fatia do orçamento mensal.
Em 82% dos casos, o valor das faturas representa até R$ 750. Entre os entrevistados, 83% revelaram já ter atrasado outras contas para priorizar o pagamento de água, luz ou gás. Outros 61% já pediram dinheiro emprestado a amigos e familiares para pagar uma fatura; 49% já fizeram empréstimo e 45% já tiveram corte no fornecimento por atraso.
Inadimplência
Carolina Souza, que é consultora de Novos Negócios da Serasa, destacou a atuação das duas empresas na promoção de estratégias para tornar a arrecadação mais eficiente e reduzir a inadimplência dos consumidores, durante apresentação na semana passada, no Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica – Sendi.
A Flexpag é uma empresa de tecnologia voltada para a área de utilities que fornece soluções de meios de pagamento para companhias de energia, saneamento, gás e telecomunicações. Ela foi comprada pela Serasa Experian em agosto desse ano e atende cerca de 60 distribuidoras em todas as regiões do país.
Aristeu Chaves Neto, diretor da empresa, afirma que a união das marcas tem o objetivo de reduzir a inadimplência e potencializar a arrecadação no segmento de distribuição, facilitando a quitação de débitos para os consumidores com dificuldades no orçamento doméstico.
A aquisição da Flexpag permitiu a expansão dos serviços de pagamento de contas básicas da Serasa, incluindo os débitos nesses segmentos. O aplicativo da empresa tem 83 milhões de usuários.