fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Paranatinga, da Atiaia Renováveis, localizada no Mato Grosso, recebeu a certificação REC Brazil e passa a ser a terceira do País a atender aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
O reconhecimento da PCH Paranatinga foi realizado pelo Instituto Totum, que emite a certificação REC Brazil. O certificado é uma iniciativa conjunta da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e da Associação Brasileira de Energia Limpa (Abragel), com apoio da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) e da Associação Brasileira de Biogás e de Biometano (ABiogás), e tem como objetivo fomentar o mercado de energia gerada a partir de fontes renováveis e com alto desempenho em sustentabilidade.
A Atiaia destacou que a PCH Paranatinga tem 29 MW de potência instalada e geração anual de 130 mil MW. A primeira a atender aos 17 ODS da ONU foi a PCH Bandeirante, situada entre os municípios de Chapadão do Sul e Água Clara, no Mato Grosso do Sul, com 28 MW de potência instalada e geração anual de 161 mil MWh. A segunda foi a PCH Garganta da Jararaca, localizada entre os municípios de Campo Novo do Parecis e Nova Maringá, em Mato Grosso, e tem 29,3 MW de potência instalada e geração anual de 185 mil MW.
As PCHs da Atiaia Renováveis vendem seus certificados do I-REC combinados com o selo REC-Brazil, garantindo aos seus Clientes que a energia foi produzida por fontes renováveis, e que os projetos possuem um compromisso formal com os critérios de sustentabilidade globais.