Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A EDP irá investir R$ 34 milhões para ampliar em 45% a capacidade energética da cidade de Caçapava, em São Paulo, com a construção da subestação Germana. O empreendimento irá beneficiar 65 mil pessoas, principalmente, nas regiões da Chácara Germana, Caçapava Velha, Parque Residencial Santo André e entorno. As obras já estão em andamento e a previsão é que a subestação entre em operação no segundo semestre de 2024.

A obra envolve a instalação de dois transformadores, que representam um acréscimo de 30 MVA, totalizando 96 MVA de capacidade no sistema de Caçapava, visando garantir a infraestrutura energética da cidade necessária para o desenvolvimento econômico dos próximos anos. A subestação também terá placas de geração solar para suprir o consumo próprio de energia, além de contar com reutilização de água pluvial e outras iniciativas no processo construtivo que reduzem os impactos gerados.

A operação da subestação será 100% digitalizada, com supervisão, comando, controle e proteção realizados de forma remota, diretamente do Centro de Operações Integrado da empresa.

Os investimentos também incluem o sistema de conexão da subestação Germana à rede de distribuição de energia local de Caçapava, o que envolve a instalação de 13,5 km de rede de média tensão. O novo cabeamento possui tecnologia que garante maior proteção e resistência a agentes externos, principalmente, vegetação, maior fator de interferência no sistema elétrico local. A nova rede é acompanhada da instalação de 450 postes e de um conjunto de oito equipamentos de proteção e de manobras de carga, que funcionam de forma automatizada, atuando para limitar o impacto de possíveis ocorrências.