fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Energisa registrou 81 ocorrências que afetaram 8 mil clientes no Acre. Já em 2023, foram 128 ocorrências registradas até outubro que afetaram 23 mil clientes. Isso representa um aumento de 187% na quantidade de clientes sem energia por ocorrências causadas por intervenção de populares na rede elétrica.
Entre as ações que contribuíram para essas ocorrências estão: arremessar objetos, vandalismo ou tentar fazer qualquer tipo de manuseio irregular na rede de energia. Para evitar esse tipo de ocorrência, a Energisa ressalta que somente as suas equipes podem fazer as intervenções no sistema elétrico. O coordenador de proteção e engenharia da Energisa Acre, Bruno Rodrigues, explica que quando uma pessoa não habilitada mexe na rede, coloca em risco a própria vida e compromete a segurança e o fornecimento de energia de todos os clientes ligados àquela fonte.
A Energisa destaca que a empresa tem equipes de manutenção de prontidão para atuar no Acre. O atendimento é 24 horas e deve ser solicitado pelos canais de atendimento. Continuamente, a empresa orienta à população sobre os cuidados com a rede elétrica.
Segundo a companhia, a ação de intervenção na rede é configurada crime e atualmente está previsto no artigo 265 do Código Penal Brasileiro. Quando isso acontece, é registrado um boletim de ocorrência para que todas as providencias legais possam ser tomadas. Apesar desse ato ser uma atitude isolada, ele tem uma consequência coletiva, podendo levar a morte tanto do indivíduo que intervém quanto de terceiros.