fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Copel está investindo em eficiência para planejar e realizar obras, e gerenciar os ativos que possui. A companhia adquiriu uma ferramenta de planejamento de investimento em ativos (AIP, na sigla em inglês). A solução coleta dados sobre diversas variáveis, como condições dos ativos, custos de manutenção, orçamentos e riscos, e os analisa para desenvolver planos de investimento ideais. Esse investimento foi feito junto ao anúncio de que a companhia vai aplicar R$ 2,09 bilhões em distribuição de energia no Paraná em 2024.
Segundo o diretor-geral da Copel Distribuição, Maximiliano Orfali, a expectativa com essa ferramenta é fazer com que os futuros investimentos e a gestão dos ativos tragam benefícios ainda maiores. Ele ainda afirmou que para se ter uma ideia, de 2019 até agora a subsidiária de distribuição de energia da Copel investiu R$ 6,7 bilhões em infraestrutura elétrica no Paraná.
Desenvolvida pela Copperleaf, empresa canadense que oferece soluções para empresas de utilidades públicas (utilities, como o termo é conhecido em inglês), a ferramenta vai ser aplicada para analisar e aprimorar a forma como a Copel investe em distribuição de energia.