fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
O mês de dezembro começa com previsões positivas de afluências no Sul e no Sudeste do país. Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico, o último período de 2023 deverá apresentar energia natural afluente próxima à média histórica no maior submercado do país com ENA equivalente a 91% da MLT. No Sul, o valor segue a tendência dos últimos meses com 302% da média. No Norte, a previsão é de 60% e no Nordeste está o índice mais baixo, 41% da média histórica.
Ainda ontem o ONS revelou que a estimativa é de que a carga apresente alta de quase 10%, informações divulgadas no primeiro dia da reunião mensal do PMO de dezembro.
Assim, o nível dos reservatórios começa a dar sinais de replecionamento ante o volume desta sexta-feira. Pelo menos no SE/CO e no Norte. No primeiro a previsão é aumentar de 64,4% para 68% no último dia do ano e no segundo a alta é estimada em 1,5 p.p, passando a 50,9%. No sul é esperado nível de 87,2% e no NE de 53,1%.
Como consequência desses dados o CMO continua zerado para todos os submercados em todos patamares de carga. A geração térmica prevista para a semana operativa é de 3.939 MW médios, somente por inflexibilidade declarada pelas UTEs.
Já em termos de meteorologia, no mês de novembro foram observados totais elevados de precipitação nas bacias dos rios Jacuí, Uruguai e Iguaçu, com valores superiores à média histórica. Nas demais bacias hidrográficas de interesse do SIN os totais de precipitação foram inferiores à média mensal.
Na semana que se encerra nesta sexta-feira, 24 de novembro, foram observadas maiores precipitações nas bacias dos rios Jacuí e Uruguai. E ainda, nas bacias dos rios Iguaçu, Paranapanema, Tietê, Grande, Paranaíba, São Francisco e na incremental à UHE Itaipu. Segundo registros do ONS, as bacias dos rios Tocantins, Xingu e Madeira tiveram pancadas de chuva em pontos isolados.
Nos próximos sete dias a previsão é de ocorrência de precipitação nas bacias dos rios Jacuí, Uruguai, Iguaçu, Paranapanema, Tietê, Grande, Paranaíba, São Francisco e na incremental a UHE Itaipu, com permanência de pancadas de chuva em pontos isolados das bacias dos rios Xingu e Madeira.