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Internacionalmente reconhecida pelo consagrado domínio tecnológico introduzido na área de leilões de energia, a sólida expertise desenvolvida pela Paradigma Business Solutions, ao longo 25 anos, credenciou a empresa a atuar com a mesma competência e inovação em vários outros segmentos caracterizados pelo intenso processamento de transações.
A Paradigma Business Solutions ajudou não só a viabilizar a dinâmica de negócios pós-desestatização do setor elétrico brasileiro na área comercial, como hoje se coloca na vanguarda do atendimento às demandas mais complexas e urgentes do mercado livre de energia, num momento histórico de acelerada expansão.
Em meio a um ambiente regulatório em fase de aprimoramento contínuo, a pronta implantação de soluções eficazes de relacionamento eletrônico e de gestão comercial se impõem às empresas que atuam no competitivo segmento comercial, como um forte desafio ante a migração em massa de consumidores e ao alto potencial de negócios.
Quanto mais eficazes e completas, as ferramentas de Energy Trading and Risk Management (ETRM) tendem a se tornar um diferencial estratégico na atração de clientes, na medida em que injetam mais inteligência às operações e permitem maior agilidade nas transações, bem como a automação de rotinas diversas.
Atenta a esse cenário, a Paradigma Business Solutions criou produtos configurados com elevado grau facilitador e que podem ser customizados de acordo com as necessidades particulares de cada perfil de empresa comercializadora. Em especial para as que estão iniciando atividades no segmento varejista de representação junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), uma nova fronteira a ser desbravada, mas de resultados bastante promissores.
BEN
Nessa linha, uma das mais elaboradas soluções trazidas ao mercado pela Paradigma Business Solutions e já largamente utilizada por vários players locais, o Business Energy Network (BEN), oferece uma nova trajetória end-to-end, que compreende toda a jornada do consumidor. Da análise de viabilidade e checklist de acompanhamento até o processo de cobrança, passando pelos principais indicadores do cliente e automação do faturamento, todas as etapas estão inclusas e visíveis, de tal modo que o cliente também pode acompanhar os processos em andamento por meio de um portal de fácil interação.
“Captação digital de clientes em maior escala (volumetria), automatização do processo e capacidade de adaptação, foram os principais vetores que foram utilizados na formatação do novo produto. Outro fator fundamental foi termos agregado à solução, a possibilidade do consumidor poder acessar na internet todas as informações sobre seu contrato e conferir seus possíveis ganhos na nova forma de aquisição de energia”, destaca Andrea Boudeville, CEO da Paradigma Business Solutions.
Segundo a executiva, olhando do lado das comercializadoras, a adoção de ferramentas mais completas torna-se imprescindível, por exemplo, no apoio à modelagem de produtos aderentes ao perfil de cada cliente. A inteligência embarcada leva em conta, inclusive, a região onde ele está localizado, a distribuidora à qual está conectado, características de consumo, entre outros parâmetros diversos.
No caso das empresas de trading de menor porte, em especial, quanto mais bem equipadas digitalmente, mais aptas estarão a ganhar espaço no atual cenário. “As grandes companhias possuem uma contínua capacidade de investimento e mais recursos para destinar às áreas de TI. Estamos trazendo uma solução madura e enxuta para que também empresas médias possam se tornar digitais e gerir suas operações de forma competitiva”, ressalta a CEO.
Risco administrado
A inserção de um nível mais sofisticado de inteligência às atuais plataformas de comercialização, observa Andrea Boudeville, também se justifica pelo fato de que na realidade atual, as comercializadoras, que até então negociavam com grandes consumidores mais bem estruturados, agora passam a trabalhar com consumidores menores e inexperientes em mercado livre, mas numa escala muito maior.
“É esse impacto, das variáveis de um novo contexto, que precisa ser bem administrado. Considerando que o comercializador varejista ficará como responsável final pelos seus consumidores perante a CCEE, passa a ser imperativo, ter uma solução devidamente preparada para analisar mais detalhadamente esses consumidores, inclusive do ponto de vista do risco. As questões da análise no pré-venda e gestão próxima no pós-venda são, portanto, pontos bastante críticos”, complementa Claudio Wagner, Head de Desenvolvimento de Negócios da empresa.
A Paradigma Business Solutions pode oferecer às companhias que começam a disputar esse novo mercado, todo um legado de conhecimento reforçado por uma robusta vertente de compliance, governança e seus aspectos auditáveis. “Nesse novo ambiente de alta competitividade e escala não haverá mais espaço para gerir através de planilhas, ou seja, o processo de digitalização e gestão passam a ser obrigatórios”, alerta Andrea Boudeville.
Time-to-market
“Trabalhamos intensamente para ter uma solução que ao mesmo tempo tenha a robustez requerida, mas que possa também ser implantada rapidamente, favorecendo o go-to-market das empresas que buscam participar desse novo momento de mercado. Conseguimos um tempo médio de implantação total, desde o kick-off até o go-live de sessenta dias. Dada a competividade e disputa de espaço esperada, um descompasso em estar pronto para atuar, pode representar a perda dessa oportunidade tão esperada”, dispara Claudio Wagner.
Experiências positivas
A Elera Renováveis, subsidiária da Brookfield Renewable e que atua no segmento de geração de e comercialização no Brasil, é cliente da Paradigma. Desde 2019, trabalha com um dos sistemas criados pela empresa de tecnologia, numa parceria que, ao longo do tempo, tem resultado no desenvolvimento de novas funcionalidades e na implementação de uma série de melhorias, segundo conta Carolina Oliveira, Gerente de Gestão de Contratos.
“Controles que a antes eram feitos em paralelo, cada analista fazia o seu, hoje conseguimos centralizar e usar numa ferramenta única que todos conseguem consultar e é capaz de muitas integrações internas também. É um sistema que gerencia nosso faturamento e tem integração com o ERP”, assinala a executiva.
Para se ter uma ideia, todos os contratos firmados pela Elera Renováveis estão registrados no sistema da Paradigma Business Solutions, que, por sua vez, conversa com a plataforma da CCEE. São, mensalmente, cerca de 1.600 notas fiscais de faturamento. “Tudo é auditado, porque ali está a nossa base da receita e é de onde extraímos os relatórios financeiros de provisionamento, e de reconhecimento da receita da companhia. Então é um sistema bastante crítico, em termos de operação, segurança, confiança”, aprova Carolina Oliveira.
Já a China Three Gorges Corporation (CTG), que desembarcou no Brasil em 2013 e opera um parque com 17 usinas hidrelétricas no país, conta com a solução Paradigma WBC desde 2020. De acordo com Vitor Hugo Lazzareschi, Diretor Comercial da companhia, esse produto saiu vitorioso de um processo de benchmarking realizado para a busca de um sistema de gestão de contratos que também contasse com integração junto à CCEE.
“Temos uma demanda muito específica. Ou seja, são muitas usinas que participam do Mecanismo de Realocação de Energia (MRE) e um misto de contratos firmados no ambiente livre e no ambiente regulado”, descreve Lazzareschi, para quem a solução Paradigma WBC veio facilitar em muito a aplicação de regulação e ainda aliviou o trabalho dos analistas.
Conforme explica o executivo, o sistema é apropriado para fazer o tratamento de dados e teve um trabalho de customização para as demandas específicas da CTG. “Ponto principal é a automação. São benefícios mais qualitativos, porque trazem uma economia significativa de esforço”, destaca.
(Nota da Redação: Conteúdo patrocinado produzido pela empresa)