Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Auren Energia inaugurou o primeiro parque híbrido fotovoltaico do Brasil aprovado pela Aneel. Localizado em Curral Novo (PI), a usina Sol do Piauí combina as fontes solar e eólica para geração de energia renovável, trazendo ganhos de eficiência ao sistema elétrico nacional. A usina Sol do Piauí tem capacidade inicial para gerar 48,1 MW, conta com 112.080 módulos fotovoltaicos, e foi instalada em um terreno ao lado do já existente parque eólico Ventos do Piauí I, compartilhando a subestação de transmissão.

Com investimento de R$ 255 milhões, as discussões para a regulamentação sobre o tema começaram em 2019. A Auren destacou que realizou diversos estudos para implantação do projeto Sol do Piauí que foram compartilhados com a Aneel e contribuíram para criação das regras, comprovando a viabilidade dessa nova modalidade de geração.

De acordo com a Auren Energia, o conceito híbrido possibilita a utilização da capacidade ociosa da rede de transmissão de energia ao longo do dia devido ao fato da produção eólica ocorrer majoritariamente no período noturno em virtude da característica do vento na região, reduzindo os investimentos para operação e manutenção do sistema em longo prazo.