Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

Um levantamento realizado pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, apontou que o mercado da mobilidade elétrica traz, pelo menos, oito áreas com oportunidades de negócios para o Rio Grande do Norte e Brasil, além de abrir possibilidades de qualificação para profissionais que queiram atender a futuras demandas não só no estado.

As conclusões do levantamento foram baseadas em carências de serviços e fornecedores que o Centro de Tecnologias identificou durante o projeto de desenvolvimento do Selvagem Elétrico – o buggy elétrico concebido no país para uso em regiões com dunas. O protótipo do veículo foi produzido em parceria com a indústria potiguar de veículos Selvagem como parte do Projeto Verena, que o SENAI-RN e o CTGAS-ER executaram, no Brasil, com a Câmara de Indústria e Comércio da cidade de Trier (EIC Trier), da Alemanha. O desenvolvimento do buggy foi liderado pelo CTGAS-ER e realizado em parceria com especialistas alemães e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A análise apresenta as oportunidades de mercado em oito grandes áreas, incluindo Baterias, Eletroposto, Estação de recarga de alta potência, Conversão de veículo a combustão para elétrico, Desenvolvimento de componentes e serviços elétricos, entre outros. Na área de capacitação profissional, o SENAI-RN está estruturando o primeiro laboratório do Nordeste para formação de profissionais que irão atuar na conversão e reparação de veículos elétricos, projeto que conta com apoio financeiro do Banco do Nordeste.

A previsão é que o curso derivado da iniciativa seja lançado no próximo ano. Outros programas de educação profissional na área também estão em estudo e a equipe da instituição já está se preparando, com formações em campos como “Trabalho em Veículos com Sistemas de Alta Tensão” e “Instalação de eletropostos”.

Os dados foram divulgados no painel “Capacitação e surgimento de novos negócios em mobilidade elétrica”, realizado dentro da programação do Fórum de Energias Renováveis, em Natal. O evento foi promovido pelo Polo de Energias Renováveis do Sebrae-RN com o apoio do SENAI-RN e da Federação das Indústrias do estado (FIERN).