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O Sistema Inteligente Multimodal da Amazônia (SIMA), projeto de pesquisa e desenvolvimento da Norte Energia, concessionária da UHE Belo Monte, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), teve os seus trabalhos reconhecidos no Prêmio Inovação em Mobilidade Urbana da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). A Norte Energia investiu R$ 10,2 milhões no projeto, que teve custo total de R$ 11,9 milhões.

A partir de 32 propostas nacionais, o SIMA – Norte Rotas, ficou em terceiro na classificação geral da categoria “Ideias Inovadoras Implementáveis”, passando por 3 etapas, uma delas na semana de inovação da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), sendo julgado por gestores públicos, pensadores nacionais e internacionais e toda a comunidade voltada para inovação.

Destacado pela originalidade do projeto, o SIMA faz o gerenciamento de mobilidade urbana de diferentes modais de transporte. O aplicativo Norte Rotas desenvolvido por pesquisadores da UFPA considera os dois meios utilizados em Belém (PA), no caso ônibus e barco movidos com placas de energia fotovoltaica e armazenamento. Nele, o usuário tem informações em tempo real para planejar seu deslocamento, tais como horários, pontos de embarque e desembarque, tempo de percurso, melhores opções de rotas e a quantidade de emissão de gases efeito estufa, entre outras funcionalidades.

Ambos os modais operam com zero emissão de CO2 e a expectativa é que, juntos, evitem a emissão em torno de 5.920,82 Kg de CO2 anualmente na atmosfera. A partir da implantação do barco elétrico, em janeiro, cerca de 650 pessoas serão atendidas diariamente pelos dois modais.

No desenvolvimento do projeto estiveram envolvidos 47 pesquisadores, entre alunos de graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado, técnicos e professores da UFPA. Atualmente, dois ônibus trafegam pelas dependências da UFPA. O que faz o trajeto circular dentro do Campus de Belém, percorre 186Km por dia, e o que liga o Campus de Belém ao de Castanhal, 76Km, formando assim o primeiro corredor verde da Amazônia.

Já o catamarã está em fase final de construção. O projeto estrutural do casco precisou considerar o peso adicional do sistema de baterias e motores elétricos, além de sua aplicabilidade nos rios da região. O barco também contará com centro de comando para o gerenciamento da energia fornecida pelas baterias e pelo sistema fotovoltaico aos motores elétricos, conforme a potência demandada para a locomoção da embarcação. O barco terá capacidade para transportar 20 pessoas do entorno da universidade em Belém. Serão 44,5 km navegados por dia na orla da UFPA, a uma velocidade de cruzeiro de oito nós.