fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Petrobras assinou um protocolo de intenções com o estado do Rio de Janeiro para a avaliação conjunta da implementação de projetos-piloto envolvendo hub de captura e armazenamento de CO2 (CCUS). O acordo foi firmado no último domingo, 3 de dezembro, na COP-28, em Dubai, e inclui também a análise de soluções de descarbonização combinadas ao CCUS, como no caso do hidrogênio de baixo carbono.
A estimativa inicial é que a iniciativa possa contribuir para evitar emissões geradas não só pelas operações da petroleira, mas por outros segmentos como indústria de cimento e siderúrgicas do Rio de Janeiro, entre outras. Em maio deste ano a companhia já havia anunciado que está estudando desenvolver um projeto-piloto de CCUS no Norte-Fluminense, com capacidade para armazenar 100 mil toneladas de CO2 por ano.
Esse projeto em estudo irá utilizar uma corrente de CO2 separada na Unidade de Tratamento de Gás de Cabiúnas (UTG-CAB), localizada em Macaé. Essa corrente será tratada e movimentada através de um duto para a Estação de Barra do Furado, no município de Quissamã. Em seguida, será injetada e armazenada definitivamente em um reservatório salino. O conhecimento adquirido será crucial para a implementação futura do hub definitivo, de grande escala, também previsto para o RJ.