fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
O Grupo Prysmian inaugura na planta industrial de Poços de Caldas (MG) um laboratório especialmente desenvolvido para criar e testar cabos de alta tensão (HV). A nova estrutura se enquadra em uma série de melhorias e expansões realizadas pelo Grupo na operação mineira. Nos últimos cinco anos, calcula ter investido R$ 123 milhões, dos quais R$ 28 milhões correspondem ao aporte somente em 2023.
A empresa destacou que os investimentos credenciam a fábrica a não apenas produzir cabos isolados de até 145 kV, como também permitem testá-los e homologá-los sem recorrer a terceiros, verticalizando todo o processo dentro de uma mesma fábrica e acelerando o processo de entrega.
O novo laboratório, afirma a companhia, é capaz de realizar testes elétricos que chegam até 800 kV. Conta com 1500 m², atua com nível de tensão em 60Hz (400kV) e de impulso atmosférico (800kV). O local também foi desenvolvido para fazer a avaliação de descargas parciais; avaliação de tangente-delta; ciclos térmicos; ensaio de rigidez dielétrica; resistência elétrica do condutor; resistência elétrica da blindagem; capacitância; tensão elétrica DC aplicada na capa externa, entre outros. Ele conta ainda com os equipamentos adjacentes necessários para a ressonância do sistema, permitindo testes em longos lances de cabos em bobinas.
O primeiro teste realizado foi referente ao fornecimento de 3 km de cabos com tensão máxima de 145 kV, seção nominal de 500 mm2, produzidos localmente para um projeto da UHE Jupiá, operada pela CTG Brasil, localizada no rio Paraná, na divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul. O cabo vai conectar a eclusa à subestação da usina, substituindo um antigo cabo de óleo fluído (OF).