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Com atuação em 20 países, o Grupo Voltalia tem presença marcante no Brasil onde se destaca na produção de energia por meio de fontes renováveis. Mas, é na oferta de serviços que também enxerga oportunidades promissoras de expansão dos negócios. Hoje o portfólio da Voltalia contempla 3,2 GW. Desse total, 1,4 GW correspondem a projetos próprios e quase 1,8 GW em projetos de clientes. Tanto em tecnologia de ponta como em logística e recursos humanos, a companhia está preparada para captar mais contratos no curto e médio prazo, conforme conta o diretor de O&M da Voltalia, Eduardo Rêgo. O principal diferencial oferecido, aponta o executivo, é que os ativos de terceiros são geridos com a mesmo time e estratégia dos próprios projetos com foco principal na melhoria de performance dos ativos.

Como está o cenário de negócios na área de O&M para projetos de fontes renováveis no Brasil?

Temos uma perspectiva promissora no curto e médio termo. Há uma leva de projetos que estão entrando nos próximos dois anos, que vai dar um boom muito importante aos serviços. É onde realmente vamos crescer em volume nos próximos anos.  Acreditamos que ultrapassaremos as metas estabelecidas pelo grupo para essa linha de negócio.

Quais os serviços que a Voltalia oferece na área de renováveis?

Principalmente a operação e manutenção de plantas de geração de fontes renováveis. Por meio do nosso centro de operação, em Mossoró (RN), conseguimos operar remotamente em tempo real subestações, linhas de transmissão, redes de média e alta tensão, enfim toda a infraestrutura elétrica de escoamento de energia, incluindo despacho com ONS. Além disso, também operamos turbinas eólicas e parques de energia solar. Dispomos de um serviço muito voltado para o interesse do dono do ativo, do investidor, que é a análise de performance feita a partir do nosso centro de operação.

Os serviços de operação são associados aos de manutenção, formando uma solução completa?

A grande maioria contempla o escopo completo de operação e manutenção. Em alguns casos, sem a performance. Outros, nós assinamos contratos só de operação. Somos flexíveis o suficiente para nos encaixarmos na solução que o cliente precisa. Nós temos um escopo que abrange toda a necessidade do cliente e o acomodamos à medida que o cliente necessita e, em cima disso, fazemos a precificação.

Como o centro de operação de Mossoró está sendo preparado para acolher a procura maior por O&M, conforme a Voltalia projeta para acontecer em breve?

O centro de operação de Mossoró foi desenhado para expansão, desde o princípio. Já nascemos com um projeto de oito estações de operação. Hoje temos três em atividade. A nossa capacidade de expansão é muito ampla. Diria que estamos consolidando uma história de muito sucesso pela frente.

Qual foi a estratégia da empresa ao escolher Mossoró para instalação da base dos serviços de O&M?

Temos os nossos concorrentes localizados principalmente no eixo Sul-Sudeste. Decidimos, portanto, apostar numa estratégia relacionada a ficar mais próximos dos projetos dos clientes, posicionando em Mossoró a diretoria de O&M e o centro de operação. O nosso grande volume de trabalho está aqui. A nossa capacidade de reação é diferenciada. Conseguimos mobilizar recursos especializados de forma rápida e eficiente em situações de contingência.

Quais são os outros diferenciais que a Voltalia oferece na área de O&M?

O grande diferencial nosso está exatamente no mindset de investidor. A equipe da Voltalia que gere e presta serviços de O&M para a Voltalia é a mesma equipe que trabalha com projeto externo. Então o mindset dessa equipe e as estratégias de manutenção, as estratégias de operação e de performance estão voltadas para maximizar a produção.  O cliente, quando entra nessa estrutura, é como se ele fosse um parque nosso, entrando no mesmo esquema de operação e manutenção que foi criado para operar nossos ativos.

Como a Voltalia Serviços desenvolveu suas vantagens competitivas ao longo do tempo?

Pelo fato de a Voltalia ter nascido como produtor de energia, nós tivemos a necessidade de desenvolver isso dentro de casa e temos avançado à frente de outros provedores. A equipe está madura, com procedimentos maduros e ferramentas adequadas, conseguimos atingir resultados satisfatórios e confirmamos isso através das pesquisas de satisfação com nossos clientes.

(Nota da Redação: Conteúdo patrocinado produzido pela empresa)