fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A multinacional japonesa Mitsui adquiriu participação na empresa catarinense Camerge, que atua há 15 anos no mercado livre de energia. A participação marca uma nova fase na história da Camerge, que, às vésperas da abertura do mercado livre de energia no Brasil, prevê a chegada de novos clientes e prepara um plano de expansão expressivo.
De acordo com Cristiano Tessaro, CEO da Camerge, a entrada da Mitsui representa uma consolidação da Camerge no mercado. Com isso, ganha-se visibilidade e também acesso a grandes clientes, com a abertura de portas juntos a novos nichos de atuação. Em um primeiro momento, o foco será na região Sudeste e Nordeste, mas a intenção é expandir por todo o Brasil. A meta é triplicar o número de unidades atendidas já no curto prazo.
Yusuke Koike, CEO da Mizha, subsidiária da Mitsui, conta que chegou a parceria por identificar que as empresas compartilham uma visão de longo prazo para o setor de energia no Brasil e por entenderem que há uma sinergia de valores, inclusive com os negócios nos quais a Mitsui já investe no país.
A Camerge oferece serviços de gestão e gerenciamento de energia, incluindo contratação, assessoria regulatória e software de medição online. Com abrangência nacional, a Camerge já faz a gestão de mais de mil ativos – sendo cerca de 800 unidades consumidoras e mais de 200 ativos de geração – em 18 estados; e, no ano passado, gerenciou 2,3 milhões de MWh, montante que equivale ao abastecimento de mais de 1,2 milhão de unidades consumidoras residenciais.
Em 2022, a receita bruta da Camerge ultrapassou o valor de R$ 10 milhões, com 15% de crescimento anual em unidades geridas. Em 2022, a empresa acumulou mais de R$ 1 bilhão em economia na gestão de energia de seus clientes.