Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Usina Fotovoltaica de Altamira vai compensar o consumo de energia elétrica dos escritórios da Norte Energia no município. A unidade vai representar uma economia importante na conta de luz da companhia. Essa será a maior usina fotovoltaica de geração distribuída da cidade, com um total de 7,5 mil MWh ano.

De acordo com a Norte Energia, a UFV também vai produzir energia renovável para as sedes das associações de moradores dos bairros construídos pela companhia, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte. No entanto, isso não exclui que o usuário continue pagando a taxa mínima, cobrada pela Equatorial Energia, distribuidora no Pará, pelo custo de manutenção do serviço prestado pela disponibilidade da rede elétrica. Dessa forma, o atendimento da UFV às associações de moradores é referente ao consumo excedente da taxa mínima.

A usina foi projetada ao lado do bairro São Joaquim, tem 6.992 painéis solares e ocupa área de 4,5 hectares (45 mil m²). A produção de energia solar vem dos painéis fotovoltaicos que convertem a energia do sol em energia elétrica. O investimento da Norte Energia foi de R$ 18 milhões e a companhia fará a manutenção da usina.