Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Veracel Celulose inaugurou cinco usinas de energia solar instaladas em diferentes pontos de suas unidades produtivas, localizadas no Sul da Bahia. A empresa já é autossuficiente em energia na sua fábrica e agora as usinas solares devem expandir esse modelo para áreas externas à unidade fabril. A empresa diz que essas centrais representam independência de geração de energia para as outras áreas da empresa. No total, as novas unidades vão gerar, em média, 1,2 MWpico e  projeta reduzir até 100% de seu consumo atual de energia elétrica.

De acordo com a Veracel , a matriz energética da companhia tem foco em sustentabilidade e as usinas solares vêm para complementar as diversas ações da empresa para ampliar o uso de energia limpa em sua operação. As centrais estão localizadas em diferentes pontos da companhia, são duas unidades próximas à fábrica, uma no Núcleo Florestal, outra no Terminal Marítimo de Belmonte (TMB), e a última na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel, localizada entre os municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália.

A empresa exporta o excedente do que produz para a rede básica. A energia  é gerada por meio da queima do “licor preto” (resíduo do processo de digestão da madeira que é realizado durante a fabricação de celulose) e também de cascas e outras sobras de madeira que não são aproveitadas pela produção da fábrica. Além disso, a empresa complementa essa chamada “biomassa” para gerar ainda mais energia limpa com o reaproveitamento de outros de resíduos que são produzidos em abundância na região Sul da Bahia, como o caroço de açaí e o bagaço da cana de açúcar.