Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou a transferência das concessões de titularidade da ATE III Transmissora de Energia, Miracema Transmissora de Energia Elétrica, Sant’Ana Transmissora de Energia Elétrica e Saíra Transmissora de Energia Elétrica, mediante incorporação pela Taesa.

De acordo com a Aneel, a Taesa pretende fazer a reestruturação societária para simplificar a estrutura, com reflexos administrativos e nos fluxos financeiro e operacional; foco no core business de transmissão, capturando todas as sinergias possíveis com otimização da estrutura; e racionalização da carga tributária que hoje suportada pelas concessionárias. A Taesa também almeja aumento da sua Receita Anual Permitida, o que atrai investidores e facilita a obtenção de recursos financeiros e aproximação dos investidores e dos credores do resultado operacional das concessionárias.

Os empreendimentos dos contratos da ATE III e Miracema já estão em operação comercial. Sant’ana ainda finaliza as obras do seu contrato assinado em 2019, que conta com parte do objeto antecipado e energizado, a conclusão da adequação do BD4 na Subestação Cerro Chato e as adequações na Subestação Livramento 2, com conclusão prevista para dezembro de 2023. Já o contrato de Saíra, assinado em 2023, tem data limite para entrada em operação comercial em março de 2028. Como os dois últimos  contratos ainda não estão em operação, um termo aditivo deverá ser assinado em até 60 dias.