fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Voltalia anunciou uma nova operação de M&A com o conglomerado japonês TODA. Depois da parceria que resultou na construção de um projeto eólico de 28 MW há três anos, a empresa agora será responsável pela construção, manutenção e operação de uma planta de 90 MW. Os dois projetos ficam no cluster de Serra Branca, no Rio Grande do Norte.
O empreendimento, conhecido como Casqueira, incluirá 15 aerogeradores fornecidos pela Nordex Acciona. A construção será supervisionada pela Voltalia e está prevista para começar no primeiro semestre de 2024, com conclusão estimada para primeiro trimestre de 2025. O projeto se beneficiará da infraestrutura de interconexão ao Sistema Interligado Nacional (SIN) já desenvolvida e construída pela Voltalia, que é compartilhada por todo o cluster de Serra Branca.
A TODA possui atualmente um parque eólico já em operação de 28 MW no cluster. Este projeto foi desenvolvido e construído pela Voltalia em 2020. Além disso, atualmente, a empresa presta serviços de operação e manutenção para o grupo japonês. Trata-se do mesmo modelo de negócios adotado na nova operação, no qual a Voltalia desenvolve e constrói a planta e depois fica responsável pela operação e manutenção, como em um condomínio.