fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A State Grid se consagrou a vencedora do lote 1 do leilão de transmissão realizado nesta sexta-feira, 15 de dezembro, que soma uma RAP ofertada de R$ 1,9 bilhão, ante o máximo de cerca de R$ 3,2 bilhões, com deságio de 39,9%. Segundo o vice-presidente da State Grid Brazil Holding, Ramon Haddad, a companhia entrou nesse leilão com uma proposta responsável. “Nãos somos aventureiros e temos a certeza que foi um deságio possível e que vamos conseguir garantir a implantação, operação e manutenção desse sistema HVDC no Brasil. É de fato um orgulho e uma alegria poder contribuir com todas essas expectativas de planejamento, modernidade e de progresso do sistema elétrico brasileiro”, disse.
Em relação a antecipação do organograma, o executivo ainda destacou que estão trabalhando para isso, porém, não sabem das demandas mais imediatas e afirmou que são muitas variáveis envolvidas. “Estamos trabalhando com a possiblidade de antecipação e acreditamos ser factível”, ressaltou. Ele ainda declarou que a companhia trabalha de forma responsável no sistema elétrico brasileiro e tem uma proposta de longo prazo e contam com todo o suporte e tecnologia que vem da China e que utilizam aqui no Brasil.
Haddad ainda declarou que o projeto é muito grande e ele vai demandar tecnologia de ponta e ainda coisas tradicionais do mercado brasileiro. Ele também disse que a companhia já possui algumas avaliações e acordos pré-fixados. “Seria impossível participar de um leilão dessa natureza se a gente não tivesse a certeza e a responsabilidade de que ele é viável sob ponto de vista técnico e econômico. E a State Grid trabalha com soluções mistas”, afirmou.
Para o executivo, o deságio foi alto, porém a companhia tem trabalhado com bastante responsabilidade. “A State Grid sempre esteve presente no sistema de transmissão brasileiro, seja atuando como proponente dos leilões da Aneel ou atuando como operadora e mantenedora do sistema de transmissão. E esse de fato é um grande leilão, a gente não tem menor dúvida o maior leilão de transmissão do Brasil”, disse.
Com relação a participação nos próximos leilões, o vice-presidente da State Grid Brazil Holding declarou que eles vão avaliar e estudar.