Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Weg fechou um acordo com a Statkraft para fornecimento e instalação de um aerogerador de 7 MW no Complexo Eólico Brotas de Macaúbas (BA). O equipamento, que possui 172 metros de diâmetro de rotor, é resultado da parceria entre a multinacional catarinense e a Petrobras para o desenvolvimento do primeiro aerogerador onshore desse porte a ser desenvolvido e fabricado no Brasil. A previsão é que a turbina esteja em operação no segundo semestre de 2024.

Após o êxito desse projeto piloto, as duas empresas nutrem uma expectativa de encontrar novas oportunidades conjuntas de negócios tanto no país quanto internacionalmente. Além do aerogerador, foi divulgado que a iniciativa contempla toda as obras civis e elétricas para viabilizar a instalação e início do processo de repotenciação do parque gerador.

Uma das funcionalidades da nova solução é a capacidade de fornecer energia reativa mesmo sem vento, que pode viabilizar outras receitas além da produção de energia. Contempla ainda modularidade em seus componentes para simplificar a logística, como torre mais alta e um conceito de montagem mais fácil, especialmente para relevos acidentados.