Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Portaria 515 do Inmetro começou a valer em dezembro deste ano e a norma exige que todos os inversores de até 75 kW tenham um dispositivo de segurança que, em caso de arco elétrico, interrompa seu funcionamento em até 2,5 segundos ou quando o arco chega a 750 joules. Mesmo antes da regulamentação, a Huawei Digital Power já se preocupava com a segurança de seus aparelhos, e toda a linha de inversores monofásicos e trifásicos, para uso residencial, comercial e industrial, já possuem essa função de segurança integrada.
O sistema de segurança de proteção contra arco elétrico AFCI (Interruptor de Circuito com Detecção de Arco) da Huawei cumpre com os mais rigorosos requisitos das normas brasileiras. Devido à presença potencial de alta tensão em corrente contínua em sistemas fotovoltaicos de string — equipamentos que convertem corrente contínua em corrente alternada —, o risco de arco resulta em uma descarga de energia que pode levar a um incêndio.

Em abril de 2022, o Comitê Nacional de Combate a Incêndio (Conaci) publicou uma carta alertando sobre os riscos de incêndios em estruturas de energia solar. De acordo com Mason Qing, presidente da Huawei Digital Power no Brasil, “daqui por diante, é essencial que integradores e instaladores levem a segurança como item fundamental em sua decisão de compra de um novo inversor. A norma veio para reduzir riscos e melhorar o sistema fotovoltaico brasileiro como um todo”.

Alguns exemplos dos produtos da Huawei Digital Power são os lançamentos divulgados neste ano, como os inversores SUN2000-8K-LC0 e o SUN2000-10K-LC0, que se destacam pela sua segurança ativa, rendimentos maiores e compatibilidade flexível. Sua proteção contra arcos elétricos apresenta um rendimento superior a 98%. Além disso, com a ajuda de otimizadores como o SUN2000 450W-P e o SUN2000-600W-P, consegue aumentar a energia em 30%.
O inversor monofásico LC0 foi atualizado e produz potências de 8kW a 10kW, fornecendo uma fonte de alimentação adequada, sem se preocupar com grandes cargas. Os novos inversores suportam três entradas MPPT com capacidade máxima de 15A para cada uma e são compatíveis com módulos fotovoltaicos de até 182 mm.

“Normas mais rígidas e sérias levam o setor a outro patamar, com mais segurança e eficiência”, acrescenta Qing.

Até ao final de junho de 2023, a Huawei Digital Power ajudou seus clientes ao redor do mundo a gerar 845,5 bilhões de kWh de energia verde, a poupar 35,5 mil milhões de kWh de eletricidade e a reduzir as emissões de CO² em 400 milhões de toneladas, equivalente à plantação de 540 milhões de árvores.

“A Huawei Digital Power inova e promove a convergência entre bits e watts na geração de energia limpa. Trabalhamos com nossos clientes e parceiros para a construção de novos sistemas de energia que sejam mais seguros, promovendo as metas de neutralidade de carbono no Brasil e no mundo”, finaliza Qing.

*Conteúdo patrocinado produzido pela Huawei Digital Power