Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Eletrobras iniciou a operação do novo banco de transformadores AT21 (500/138kV 900 MVA) da Subestação Zona Oeste (RJ), de propriedade da subsidiária Furnas.  O investimento de R$ 76,8 milhões, com Receita Anual Permitida (RAP) atualizada de quase R$ 10 milhões, permitiu duplicar a capacidade de transformação da unidade que pode abastecer 3,2 milhões de residências, passando para 1.800 MVA. O reforço também contemplou a implantação da nova proteção de barras do setor 500 kV.

A empresa detalha que desde a concepção até a energização, o projeto teve 36 meses de duração e um ano de obra desde a mobilização de equipes até a finalização completa do ativo, envolvendo um contingente de mais de 100 profissionais. Também foi necessária logística especial devido ao tamanho e peso dos autotransformadores, desde a saída da fábrica em Betim (MG) até a chegada na subestação, o que demandou tratativas com diversos órgãos. Cada autotransformador possui um peso estimado de 148 toneladas e 24 m² de área.

A subestação é classificada pelo ONS como estratégica do Tipo E3, cuja perda intempestiva afeta o suprimento de energia do RJ, com relevante corte de carga, podendo atingir níveis acima de 30% do total das cargas da região, montantes superiores a 750 MW.