Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Alubar completou em 2023 uma década de produção da liga de alumínio para uso em linhas de transmissão com chamada liga 1120. Essa alternativa já era largamente utilizada na Austrália quando chegou ao Brasil.  Em 2013, o setor elétrico utilizava, principalmente, cabos com alma de aço e cabos de alumínio reforçados com Liga 6201.

Para chegar à nova liga, diz a fabricante, foi necessário desenvolver seu processo produtivo para comercializar os condutores elétricos de alumínio feitos. Os cabos elétricos feitos com alumínio atualmente usados são importantes soluções para linhas de transmissão LTs e de distribuição no mundo. O produto vem sendo aplicado no Brasil em quase todas as LTs  construídas no período para levar a energia dos pontos de geração às diversas regiões do país.

Desde então a empresa acumula a fabricação de mais de 380 mil toneladas da liga 1120. Desse total, aproximadamente 370 mil toneladas foram produzidas com vergalhões feitos no Brasil e quase 12 mil toneladas com vergalhões fabricados no Canadá. Hoje afirma ser é a maior fabricante de cabos elétricos de alumínio da América Latina e a maior produtora de vergalhões de alumínio do continente americano.

De acordo com a empresa, por serem mais leves, os cabos liga 1120 permitem que as estruturas para linhas de transmissão sejam menos robustas, com torres mais baixas ou mais espaçadas, também possibilitando  o uso de menor quantidade de cabos, diminuindo o custo global da obra.