Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Statkraft concluiu nesta sexta-feira, 29 de dezembro, a compra de dois novos parques eólicos localizados no Rio Grande do Norte. Jerusalém e Boqueirão foram construídos pela EDP Renováveis e passam a fazer parte do portfólio da empresa. A transação foi anunciada em agosto. Juntos, os ativos possuem capacidade instalada de 260MW.

Com esta aquisição, a Statkraft informou que inclui em seu portfólio no Brasil um empreendimento com maquinário Vestas. A partir de agora, a companhia começará o processo de integração para inclusão dos novos parques no portfólio atual de operações das usinas à Statkraft. A expectativa é que esse processo dure cerca de seis meses.

A empresa norueguesa ainda está na reta final da construção do seu maior empreendimento fora da Europa, o Complexo Eólico Ventos de Santa Eugênia, localizado na Bahia. A produção ali deve atingir 2.300 GWh por ano, o suficiente para abastecer 1,17 milhão de residências brasileiras. Com área abrangente de 489,18 hectares, o complexo contará com 14 parques eólicos, totalizando 91 aerogeradores de 5,7 MW de potência cada. Apesar de ainda estar no fim da obra, que teve investimento de R$ 2,8 bilhões, já começou a operar comercialmente dois parques eólicos (VSE 2 e VSE 7), após aprovação da Aneel no fim de 2022.