fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A previsão inicial para o mês de janeiro indica que os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste devem terminar o período com volume armazenado de 62,7%, nível quase 2 pontos porcentuais acima do nível inicial considerado nesta sexta-feira, 29 de dezembro. No Sul, a estimativa é que cheguem a 64,2% no fim do primeiro mês. Os níveis na região Nordeste deverão atingir 56,5%, sendo o único subsistema abaixo da casa dos 60%. Na região Norte, a previsão é de volume de 64%.
De acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico a previsão mensal de Energia Natural Afluente para o Sudeste/Centro-Oeste para janeiro é de 44.732 MW med, o mesmo que 68% da Média de Longo Termo. No Nordeste, a ENA prevista é de 6.907 MW med, que equivale a 51% da MLT. Na região Norte, a ENA esperada é de 11.050 MW med, igual a 70% da MLT, enquanto no Sul, a expectativa é de uma ENA de 6.097 MW med, que corresponde a 81% da MLT.
Conforme divulgado ainda ontem, no primeiro dia da reunião mensal do PMO de janeiro, a expectativa para a carga no SIN é de 11,1%. A média semanal do Custo Marginal da Operação segue o que se viu ao longo de quase todo 2023, segue zerada para todos os patamares de carga e submercados.
O despacho térmico na semana é calculado em 4.929 MW médios, sendo a totalidade por inflexibilidade. O Sudeste/ Centro-Oeste receberá o maior montante do despacho, de 2.888 MW médios. A região Norte vem em seguida, com 1.280 MW médios, com o Sul em terceiro, com despacho de 757 MW médios. O Nordeste tem previsão de receber apenas 4 MW médios de despacho.