Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Eletrobras concluiu a alienação do complexo termoelétrico de Candiota (RS, 350 MW), único ativo a carvão da companhia, para o grupo Âmbar Energia. Segundo comunicado, o fechamento da transação é mais um importante marco para a holding na busca pela redução das emissões de CO2 e em linha com a meta net zero em 2030, uma vez que a UTE representava cerca de um terço das emissões totais da empresa.

A empresa queria vender a usina desde meados do ano passado. O contrato da empresa termina este ano, mas pode operar como usina Merchant, ou seja, sempre que houver a necessidade em contratos pontuais. Em setembro a ex-estatal divulgou o acordo com a Âmbar por R$ 72 milhões. A expectativa quando do anúncio era a de que a operação geraria impacto contábil negativo de R$ 56 milhões no terceiro trimestre.

Em outra nota divulgada ao mercado, a informação é de que Robson Pinheiro Rodrigues de Campos tomou posse como vice-presidente de Engenharia de Expansão. Advogado graduado pela UFRJ, o novo colaborador cursou especialização em Finanças pelo IBMEC e é mestre em gestão pela Universidade de Georgetown. Iniciou sua carreira em 1990 na Wartsila, onde permaneceu de 1990 a 2016 ocupando diversas posições, como diretor executivo de energia para o Mercosul e depois para o Brasil. De 2020 a dezembro de 2023, ocupou a posição de CEO da operação brasileira de engenharia e construção do grupo chileno Sigdo Koppers.