Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O clube paranaense Coritiba iniciou sua estruturação para utilizar energia renovável tanto no estádio Couto Pereira, como no Centro de Treinamento na capital paranaense. O suporte para a migração ao mercado livre vem da Thymos Energia, que também analisa as estratégias específicas para a economia com as contas de luz, assim como a gestão do consumo do clube nos próximos anos.

Atualmente a demanda anual dos dois locais é de cerca de 1.000 MWh, com os cálculos da consultoria apontando uma redução na emissão de aproximadamente 50 toneladas de dióxido de carbono por ano com a entrada no ACL. O coxa, como é popularmente conhecido, virou Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no ano passado, passando a integrar também o Pacto Global da ONU.

Desde o primeiro dia do ano consumidores em alta tensão, independente da carga, estão elegíveis a migrar para o mercado livre de energia. A autorização foi dada pela Portaria 50/2022 do MME. Segundo dados da Aneel no final do ano passado havia 13 mil contratos denunciados para que esses consumidores pudessem mudar de ambiente de contratação. Segundo estimativas da CCEE, são cerca de 70 mil consumidores que poderão deixar o ACR para o ACL a partir deste mês.